segunda-feira, 19 de abril de 2010

Calçadas




Buracos nas calçadas e lajotas soltas

Passo pela Rua Santo Antônio e fico espantada da quantidade de buracos e lajotas soltas. Estamos sempre reforçando, o fato dos moradores destas ruas, serem de idade avançada e termos amigos, que precisam circular em sua cadeira de rodas ou muletas e nestas ruas estão sempre no limite do perigo.
Hoje no centro de Porto Alegre, junto a Praça Otavio Rocha, presenciei um rapaz que desavisado, enfiou o pé num buraco na calçada. O pé virou e ele se jogou no chão, de dor. Pessoas tentaram ajudá-lo, perguntaram se ele queria uma ambulância, mas ele não quis e conseguiu se levantar se apoiado em pessoas que tentavam ajudar. Seguiu caminhando, mesmo mancando.

E aí ficou uma dúvida: de quem a responsabilidade por este acidente? A pessoa, por não conhecer todos os buracos de Porto Alegre? O dono da calçada? Mas quem é o dono da calçada? E no caso, dos nossos mendigos que deixam casca e urina? E se alguém escorregar? Quem é o responsável por esse acidente? E se for numa praça, como neste caso? Se uma pessoa escorregar e cair, por defeito na calçada, existe indenização? Quem paga? O seguro? Morador de rua, tem seguro? Ou nós temos que ter um seguro para nos ajudar nestas horas? E se a pessoa, pelo fato de estar acidentada, não comparecer ao trabalhar? Quem paga este prejuízo?
E se agora ela se fizer de valente, caminhar e amanhã o caso ficar grave? Ficar mancando? Como provar que foi desta queda?
Existe indenização por estes danos? Temos que recorrer ( pagar) e usar os serviços de um advogado? Precisamos de testemunhas? Temos que esperar o socorro no local? E se o socorro, achar que o caso não é grave ou urgente?

Quais nossos direitos? O que diz a lei?

Não seria mais fácil fiscalizar e arrumar as calçadas?
Não é mais fácil e barato prevenir do que remediar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário