quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Educação não se aprende na escola
I Parte

Sempre ouvi isto e sempre acreditei, afinal 27 anos em sala de aula, aprendi muito. Hoje conversando com uma senhora moradora da Independência, ela disse:
-Ainda bem que meu filho não ganhou as eleições para vereador, pois ele estaria sofrendo muito e desgastado, lutando contra estes desmandos. Ensinei a ele o valor da honra e da honestidade e isto ele tem...

E todos nós, que hoje lutamos para que prevaleça da justiça, sentimos o desgaste e o desânimo diante de tantos absurdos.
Sentimo-nos impotentes e com medo. Se tentamos fazer um abaixo assinado as pessoas não querem, sentem medo, se tentamos fazer algo certo somos impedidos ou ameaçados..Mundo cruel..Quem diria que seria assim.

Nossos pais lutaram tanto pela nossa educação, dando-nos o exemplo de honestidade e integridade . Aprendíamos a respeitar a todos, aos “mais velhos” em especial, ceder o lugar, pedir desculpas, com licença, oferecer um copo de água ou cafezinho, ouvir quietos suas histórias; nossos brinquedos eram simples, divertidos, nada de bandidos e ladrões, sangue e crimes; o Natal era a festa de família unida e não o dia da grande gastança; os aniversários eram confraternizações e não bebedeiras; as nossas casas eram os lugares de encontro dos amigos, não precisávamos fazer badernas na rua.
Nossos pais nos respeitavam, porque representávamos o que eles deixariam de herança para o mundo, e disso tínhamos orgulho. E nós os amávamos e respeitávamos por seu valor como heróis, passaram por tudo , mas não se entregaram a sujeiras e canalhices. E se fosse necessário, passaríamos fome , mas não roubaríamos. Nossa mão, sabíamos bem, foram feitas para trabalhar.

Hoje o que vemos? O governo deu um belo exemplo tudo vale , tudo é possível, vale para tudo; dinheiro cai do céu como milagre então vale tomar de quem tiver ; valem cheques sem fundos, cartões clonados, empréstimos frios...
Os pais se tornaram reféns dos filhos:
- Meu filhinho sempre está com razão. Dar lugar para quem ? Meu filho não dá lugar..Servir água ? - te manda velho...Nos lugares onde as crianças vão, é correrias, desordens , choram, gritam , se jogam no chão e tudo vale. Errado? Desculpas, para que ? A mamãe e papai ainda dão razão: - Meu filho não pode ser traumatizado. Mas também não aprenderá uma coisa importante: limites. A vaidade á estimulada e com ela a baixaria, e aplaudem as filhas dançando boquinha da garrafa e dança da bundinha.
O pai sai pela rua dirigindo , buzinando , fazendo gestos obscenos, palavrões e mesmo que não tenham razão, saem para quebrar o carro do outro. Estaciona onde não deve e buzina e toa...Aprendeu filho? Tu tens sempre razão! No super, podem correr com carrinhos atropelando todos e abrir pacotinho e comer e não pagar. Aprendeu filho? E os com menos condições? Não interessa, todos tem direito...Não tem tênis de marca ou celular famoso?...- Rouba, pois tens direito: Não tens dinheiro, aplica golpes, pois tu mereces : - Pra que aquela véia quer dinheiro? Aprendeu filho? Mata , engana, mas consegue,enquanto fores menor tudo vale. Esta é a lei.
O que vale um pai hoje? Bota o pai na cadeia e o filho passa a ganhar um salário. Se o, pai estivesse solto trabalhando não sobraria nada. O que representa um filho hoje? Ter filhos é bom... uma bolsa para cada um, mais os vales, mais direito a cotas. Aprendeu filho. O filho tem mais orgulho se o pai está preso, e o pai tem mais orgulho se o filho servir de informante para os bandidos e a filha se prostituir cedo. Aprenderam?
A para os que são pobres e trabalhadores? O que os safados chamam de trouxas? Já era difícil um pobre trabalhador sobreviver, hoje é pior, criaram vantagens, não visando o trabalhador, mas os sem isto, sem aquilo. E os trabalhadores tem que viver neste meio da bandidagem , sendo roubados por “gatos” na luz, na água, no telefone, chantageados e ameaçados...Reclamar a quem??
Polícia? Hoje são exemplos de pobres trabalhadores. Vão peitar esta turma de bandidos? Os bandidos estão mais armados que eles. Vão levá-los presos? Para serem soltos em seguida e aí irem atrás deles e da família. Se denunciarem ( mesmo que seja um tenente coronel)a situação da segurança, “alguém” que mora em condomínio fechado, que os filhos vão estudar no exterior, que só saem em carros com vidros enfumaçados, blindados e só freqüentam lugares com seguranças, isto quando estão no Brasil...Estes mesmo vão dizer:
- Exagerado...
E ele pode ser processado por calúnia , instigar as pessoas a rebeldia , desobediência, etc...
Em cabeça de um juiz e barriga de grávida tudo pode acontecer.!
A Educação começa em casa?
Que casa???

Nenhum comentário:

Postar um comentário