sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010



Educação não se aprende na escola
II Parte



Nunca acreditei em criança de má índole. Toda criança nasce uma folha branca e será o resultado, do que escrevermos nos primeiros tempos e o que ela escreverá depois.
Assim nos tempos que trabalhei no magistério publico, em escolas de baixo poder aquisitivo e nos de alto, tipo Vila Assunção, nunca notei diferença nas crianças.
Tudo começou em 1964 , olhem bem o ano, em Guarujá, escola tipo Brisoleta, ao lado da Igreja Santa Rita de Cássia, no dia 18 de maio, data das comemorações da Santa dos Impossível. Na época, trabalhei com as séries iniciais e logo depois como “jardineira”. Olhava minha sala simples e pobre como minha casa, a criançada como filhos postiços. Em sua simplicidade os pais nos ajudavam a limpar a escola , a
diretora fazia rosquinhas e café para nosso lanche e minhas colegas, são até hoje amigas.
Tenho bem a lembrança destes rostinhos, que no meio da aula, vinham para junto de nós a pegavam em nossa mão,ficavam junto a nós , quietinhos só curtindo dar e receber carinho. No recreio cantávamos, brincávamos e estudávamos as plantas do jardim e da praça. Havia um dia que era permitido trazer seu “bichinho de estimação” e tartaruginhas, passarinhos. hamster e cachorrinhos, todos eram mimados e aproveitávamos para estudar o seu comportamento. Ensaiávamos durante todo ano, canções francesas, alemãs e do nosso folclore para apresentar aos pais no fim do ano...Era nosso, bem guardado, segredo e no dia da apresentação todos os pais se surpreendiam e se emocionavam de ver os filhos cantando e representando. Tudo muito simples, mas uma lição ficou: respeito e trabalho. Trouxeram respeito de casa, e na escola aprenderam a usar tudo isto no trabalho.




Um abraço carinhosos a todas as Marias , Angelas, Angelas Marias , Andréias, Adrianas , os Josés, muitos Paulos, os Antônios e os Paulos Antônios, os Francisquinhos , Fátimas , as danadas Marianas e as singelas Anas Marias, os quietos Luizes, os teimosos Flávios, as Rutinhas, as Belinhas, o Charles e o Famosos Sérgios, uma única Marisol, as Sabrinas, Terezas e Terezinhas, Martas com h e sem h , as doces Marcias e Manuelas, os Rafaeis e os trios, Ricardo, Rodrigo e Renato,os gêmeos Melão e o Mamão, e sempre o Gordinho e o Magro, o Marcos e o Márcio, tinha o Rubinho , os Miguel e Jorge, e o arcanjo Gabriel...

Será que só restou isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário