sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Na esquina


Escurecia...
Esquina da Rua Garibaldi com a Avenida Independência...
Voltava do super...
De repente, pedras voando... Briga de um “casal de moradores de rua”. O homem estava com todas as suas tralhas depositadas na Independência 650. A sua “namorada”, do outro lado da rua, jogava nele, pedras e garrafas e retirava enormes pedras do calçamento do Hospital Presidente Vargas e jogava...As pedras raspavam nos carros , nas pessoas , nas crianças que saiam do hospital e batiam nas vitrinas das lojas...Cena de filme de terror. Tal o aspecto daqueles dois doentes, drogados e bêbados atirando pedras e garrafas.
Ouvi um grito forte, atravessei a rua, junto chegou o vigilante do hospital: Uma menina com Síndrome de Down, juntamente com sua mãe, que aquela hora voltavam do trabalho, se depararam com esta cena. A menina paralisou, bem no meio desta guerra de pedras, gritava de medo, desesperada, vomitava. A mãe tentava socorro com a polícia ...nada...socorro de passantes....nada...Moradores de suas janelas viam a cena e pediam ajuda ...nada.
Os dois marginais seguiram até a Rua Sto. Antônio, com este show de pedras e vandalismo...
Ao passarem por um senhor que estava na rua passeando, com seu cachorrinho, este os mandou irem adiante... O marginal recolheu pedras num entulho e jogou neste morador... Houve um revide e correria.
Mais tarde, os vigilantes de um estabelecimento noturno, avisaram ao senhor que ele não saísse, pois o “ morador de rua” estava com mais dois e gritando que iriam “pegar o velho da boina”.
Patético...


Moradores de Rua”, diz a FASC : - Que se não querem ir ,não podem ser encaminhados...
Pelo jeito eles tem mais direito que nós...Andamos limpos...saímos cedo para trabalhar...Não ameaçamos ninguém...pagamos impostos...Não usamos drogas...e podemos a qualquer hora ser atingidos por uma pedrada...

Eles não trabalham, trazem sujeira, doenças, espalham seus lixos, nos impedem de andar livremente, fazem suas necessidades nas calçadas, dormem durante o dia... nos ameaçam...e se nos matarem, nada acontece , afinal, coitadinhos, tem direitos...

Sociedade com inversão de valores.





Mas temos que ver o seguinte: se existe uma Fundação para trabalhar com estas pessoas, que trabalhem , que achem uma solução, pois é muito fácil dizer que eles não querem ser ajudados. Levem eles para triagem, cadastrem e encaminhem...Deixá-los na rua, doentes ,loucos, bêbados, drogados, por que eles querem é mesmo que deixá-los para morrer ou matar...
E ao cidadão digo: - Cuidado, pois o perigo “mora” ao lado...

Escrevi este texto e deixei gravado, mas hoje lendo uma notícia, resolvi mostrar.
Notícia:




O Movimento Aquarela da População de Rua (MAPR) apresentou ontem , à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, ações na luta pelos direitos dos moradores de rua. A Política Nacional da População em situação de rua , defendida pela organização, vem de um grupo de trabalho interministerial no governo federal criado em 2005. Dentro das ações, está prevista a criação do Centro Nacional de Defesa dos Direitos dos Moradores de Rua, com missão de receber denúncias de violência ou discriminação. - notícia divulgada em 22 de janeiro de 2010.
Sem palavras...

Um comentário:

  1. vc ja se perguntou pq essas pessoas estão na rua?
    é muito facil esconder a pobreza, esconder aquilo q te desagrada..
    francamente, sem palavras para o seu preconceito!!!
    meu nome é michele e meu email mi.leardini@hotmail.com
    anunciei como anonimo pois nao possuo nenhuma das contas solicitadas...

    ResponderExcluir